14/10/2020 às 16h55min - Atualizada em 14/10/2020 às 16h55min

Entenda a diferença de voto nulo e branco



Apesar do comparecimento a um local de votação nas eleições ou justificativa de ausência ser obrigatório no Brasil, o eleitor é livre para escolher ou não um candidato, já que tem opção de votar em branco ou nulo.   Entretanto, ainda é muito comum eleitores não saberem a diferença de nulo e branco. 

Voto nulo 

Quando o eleitor digita na urna eletrônica um número que não pertence a nenhum candidato, por exemplo, 99, ou 99999, e aperta o botão "confirma". Dessa forma, o voto não tem validade, foi anulado.

Voto branco 

É registrado quando o eleitor pressiona o botão "branco"  da urna eletrônica e em seguida a tecla verde para confirmar. 

Para quem vai o voto em branco?

Ao contrário do que tem sido propagado em redes sociais, votos brancos não são direcionados para o candidato que está à frente na votação. Isso é mito que surgiu com o antigo Código Eleitoral de 1965, mas que caiu com o código aprovado em 1997.

Abstenções

A abstenção na votação é quando o eleitor não comparece para votar. E, mesmo em números elevados, não provoca a realização de uma nova eleição. Nesses casos, os eleitores que não comparecerem para votar apenas perdem a oportunidade de escolher seus representantes e manifestam o seu descontentamento.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »